quinta-feira, 30 de julho de 2009

JESUS Salva Pessoas com a Graça! Evangelho de João Capítulo 4. 1 a 26 - Jesus Conversa com uma Samaritana (parte3)

Suas Possibilidades com Deus são Melhores.

“[...] há os modelos de felicidade e também os modelos que recebemos na religião... Nós entramos nesta engrenagem e passamos a nos alimentar com um alimento que não sacia...”.

(Viviane Mosé – psicanalista)

“Você tem fome de que?

Você tem sede de que?

A gente não quer só comida...” (Titãs)

A religião não se sustenta e por isso não sustenta ninguém...

Os posicionamentos religiosos não têm satisfeito a necessidade das pessoas, ao contrário, o distanciamento resultante das formas de espiritualidade conhecidas tem afastado o adorador de Deus e dos demais relacionamentos pessoais.

O que fazer quando a Religião quer dirigir a nossa vida?

Jesus estava constantemente sendo visto e avaliado pela Religião de sua época. Procuravam em sua doutrina e modo de viver o mínimo desvio de compromisso entre o que Ele falava, a Lei ensinada nas sinagogas e a sua conduta moral, porém, sem sucesso. O Mestre não estava preocupado com a avaliação da Religião, mas com as pessoas excluídas da Religião: Ele veio buscar quem havia se perdido de Deus. Nessas condições Ele não foi reconhecido entre os seus. Agora, diante de uma mulher Samaritana, de vida complicada, sem a auto-estima e o carinho que uma pessoa precisa receber para dar sentido a sua vida, o Mestre percebe o entrevamento e a imposição da espiritualidade institucionalizada sobre um ser humano: ela não consegue raciocinar com perspectivas diferentes do que foi erroneamente ensinado. Não consegue discernir o fato de ser ela uma pecadora, carente da graça de Deus e o diferencial que se apresenta na sua frente. Antes ela se preocupa com uma titularidade para Jesus, com o local de culto, com o ritual de culto, mas não se preocupa com o culto que oferece a Deus. A verdade está distante do seu coração, tanto quanto a disposição para o arrependimento. É preciso então que Jesus se declare objetivamente a ela como o esperado Messias de Israel, pois nada parecia quebrar a obstinação religiosa e o pensamento desconfiado produzido pelo sincretismo. Somente a Palavra do próprio Deus quebra as cadeias estabelecidas pelos sacramentos consignados à vista da Religião, e isso se dá quando Jesus afirma sobre si mesmo: Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você!

Nosso relacionamento com Deus é construído a partir d’Ele mesmo e não a partir do que pensamos, ou do que inventaram para que O buscássemos.

Como é possível deixar de lado o próprio Deus, para vivenciar a dúvida dos outros? Há muitos que têm o seu relacionamento com Deus frustrado pelos embaraços de um sistema artificial de adoração.

  • Você não pode se deixar levar pelo pensamento alheio, ou pela vontade institucionalizada de um sistema de culto;

[A religião procura defender a Deus (vs. 1 a 3)

A religião afasta os homens dos relacionamentos (vs. 9,17 e 18)

A religião produz raciocínios mentirosos sobre Deus (vs. 19, 20, 22 e 25)

A religião não produz frutos dignos de arrependimento (vs. 19, 20 e 25)];

  • Você precisa ouvi-lo dizer no seu coração: Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você!

[A religião frustra a devoção e a adoração (versos 20 e 25)]

Não é possível que crendices e tradições impostas dominem a nossa relação de adoração a Deus. As crianças constantemente nos desafiam sobre todas as alternativas que as cercam para dominá-las. Mas mesmo diante das dificuldades e aflições, até mesmo elas nos alcançam e pedem ajuda. Meu filho recentemente me pediu explicações sobre um sentimento estranho que tomou a sua cabeça de se preocupar com a sua coleguinha de classe. As suas preocupações deixaram de ser os desenhos da Tv. para assumir um desenho de uma pré-adolescente da escola. Ele então me perguntou: Pai o que é que é isso que eu não consigo parar de me preocupar com minha amiga e quero tanto só dar atenção a ela?

Difícil para um menino de oito anos entender, não?

Mas nada é difícil para um amigo como Jesus Cristo.

Peça ajuda se você hoje não consegue deixar seus medos e tradições que lhe foram impostos por pessoas, sem que você quisesse.

Chame pelo Senhor Jesus!

Você, nada ou ninguém que exista e ainda venha a existir, pode te separar do amor de Deus, por causa de Jesus Cristo, o Senhor.

E esta é a vontade daquele que me enviou: que Eu não perca nenhum dos que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e Nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia”. (João 6.39 e 40)

Eduardo Neri

Nenhum comentário: