domingo, 26 de julho de 2009

JESUS Salva Pessoas com a Graça! Evangelho de João Capítulo 4. 1 a 26 - Jesus Conversa com uma Samaritana (parte2)

Não viva com sede!

O slogan da Sabesp quando se comunica aos seus clientes é um anuncio: “Água é Vida! Respeite a Vida”.

Ora, nós sabemos que a água é, e sempre foi, um bem finito e indispensável para a vida. É exatamente esta comparação que o Senhor Jesus está fazendo, entre a água viva [vida eterna] que oferece e a finitude previsível [morte] de quem a espera.

Há uma luta continua dentro do ser humano diante da sua expectativa do dia a dia, no que comumente se diz: O homem não nasceu para morrer!

Quanto tempo de vida ainda nos resta?

A eternidade não é uma vida sem limite de tempo apenas, mas vida com qualidade de vida! Vida que ultrapassou os conceitos de épocas, de lugar e de estado conhecido por nossa contingência atual. Olhando para o texto vemos uma mulher numa situação vulnerável. Ela acredita só no que pode ver e vivencia a sua falta de dignidade em relacionamentos que lhe causam dor. Sua palavra não tem credibilidade para as pessoas da sua vizinhança e a sua disposição se fia num ir e vir com cântaros de barro. Ela não percebe a vida que pode ter.

Vida que vai além do oferecido pela sociedade e sua cultura, vida que não se perde pelo passado que a busca e faz sofrer. A proposta do Mestre vai além da sua visão imediata e concreta das coisas. Ele está preocupado com o sofrimento que ela sustenta todos os dias; Ele quer trazer identidade e integridade para aquela mulher Samaritana.

Jesus quer acertar tudo o que está errado em nossa vida e nos escraviza. É impossível conter a Vida eterna. É impossível conter a Deus!

Quantas vezes você quis ser visto, ser aceito (a), mas teve vergonha das pessoas e medo do que elas iriam falar a seu respeito? Observe as atitudes de Jesus no texto e considere três comparações:

  1. Você não é empecilho para a atuação de Deus; [A vida que está Nele é como uma “água viva” transformadora de homens e mulheres! (verso 14)]
  2. Você pode ter um relacionamento com Deus, apesar do estado em que se encontra; [Ele se apresenta como uma “fonte inesgotável” de perdão e amor (vs. 16 a 18)]
  3. Você precisa de Deus para guardar o seu coração do mal. [Cristo garante o seu novo viver como um “jorrar dessa fonte” de dentro para fora (verso 13)]

O fim de qualquer Lei, ética, ordem ou moral é Cristo!

Há um romance de Oscar Wilde, que conta a história de um homem vaidoso chamado Dorian Gray. Ele era um moço bonito e cheio de vida, que serviu de modelo para um amigo e pintor que o retratou num quadro fascinante. Dorian ficava deslumbrado e apaixonado por si mesmo, recebendo influências de pessoas desajustadas, levando uma vida, a partir da sua experiência pessoal, como um cínico-egoísta que vê perder o sentido das coisas e ao mesmo tempo não se importa com isso. O moço vai se desfigurando diante da imagem do seu interior doente e insano, porém, o seu retrato não denuncia as suas escolhas até o dia da sua morte. Quando o encontraram não havia como reconhecê-lo apenas olhando o seu retrato, tamanha a deformidade do seu estado último. Histórias como essa não precisam se tornar realidade na gente, pois Cristo melhora a nossa vida em cada instante que nos relacionamos verdadeiramente com Ele.

Você já pode se olhar como imagem do Deus vivo; portanto, deixe toda a perspectiva de uma pessoa dissimulada e triste, creia no Senhor Jesus e seja curado de toda a deformidade que possa existir em sua alma!

No mesmo livro de João, num momento espetacular, Jesus levanta-se diante de todos e diz em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. (João 7.37 e 38)

Eduardo Neri

Nenhum comentário: